sexta-feira, 31 de agosto de 2012

REPORTAGEM NO SITE BOCÃO NEWS


Dia 24 de abril o site Bocão News, publicou uma matéria escrita por Marivaldo Filho na qual o secretário de educação João Carlos Bacelar declarava o quanto “É atrativo ser professor da rede municipal de Salvador”, com esse título a matéria deixou de tocar em assuntos delicados que foram rapidamente contestados pelos concursados.



Para continuar lendo clique no link abaixo:


No dia 28 de abril o mesmo site abriu espaço para as contestações dos aprovados, atendendo ao pedido do concursado Thiago Molina (membro da comissão).




Para continuar lendo clique no link abaixo:

REDES SOCIAIS: UM PALCO PARA PROTESTOS





SECRETÁRIO ABRE VAGAS PARA ESTAGIÁRIOS


Antes de nomear os aprovados que fizeram os psicotestes em abril, o secretário municipal de educação, João Carlos Bacelar fez uma declaração e “surpreendeu” como consta a matéria afirmando que abriria vagas para estagiários trabalharem como professores.




Tomados de surpresa e indignação vimos o descaso com que nosso concurso estava sendo tratado pela administração pública, diante dos concursados que aguardavam desesperados pela nomeação assistimos o secretário afirmar que estagiários ocupariam nossas vagas.
Mais uma vez as redes sociais foram nossos veículos para dimensionar a sociedade nossa indignação e protesto. 





ESCOLAS SEM PROFESSOR


Emmerson comenta a situação da educação em Salvador (14/03/2012)


REPERCUSSÃO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA IMPRENSA










quinta-feira, 30 de agosto de 2012

• CONVOCAÇÃO PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA


A convocação para a avaliação psicológica tão aguardada pelos professores e coordenadores enfim aconteceu e por coincidência ou não foi anunciada justamente no dia da audiência pública 21 de março de 2012. 


Diário Oficial





A publicação dessa convocação foi divulgada pela imprensa com esse título "Prefeitura convoca mais 374 aprovados no concurso", a primeira  vista o título induzia o leitor a entender que essa seria mais uma convocação de aprovados, o que na verdade se tratava da convocação para exames psicológicos dos aprovados que haviam sido convocados há 06 meses antes, ou seja, essa não era uma nova convocação de aprovados, era sim a  finalização de uma convocação de SETEMBRO de 2011. 
Ao percebermos o que se escondia nas entrelinhas dessa notícia rapidamente nos mobilizamos nas redes sociais na tentativa de explicar a sociedade que essa não era uma nova convocação e sim um processo lento de muita angústia e espera dos convocados em setembro de 2011.



quarta-feira, 29 de agosto de 2012

AUDIÊNCIA PÚBLICA 21/03/2012

AUDIÊNCIA PÚBLICA


A audiência pública "Concurso Público da Secretaria Municipal de Educação: Solucionar o Impasse, Garantir Agilidade e Transparência nas Convocações”, foi realizada pela Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador  no dia 21 de março de 2012, no auditório do Edifício Bahia Center.


Estavam presentes a mesa Thiago Molina (Concursado), Olívia Santana (Ouvidoria), Eliezer Cruz (Secult), Romildo Campos (SEPLAG).


Thiago Molina iniciou sua fala com a apresentação do histórico do concurso (Slides), apresentou ainda um vídeo onde Bacelar fala da escola Tenente Almir onde existem vagas e há dinheiro para a contratação dos concursados, mas que em medida emergencial seriam os estagiários.





Em seguida Olívia Santana cobrou de maneira enérgica explicações sobre o concurso.
Eliezer Cruz em seu discurso afirmou que os estagiários apenas assumem vagas temporárias e disse ainda que não tinha conhecimento de professores contratados pela Fundação Escola de Administração da UFBA (FEA). Romildo Campos falou sobre a licitação feita para o psicoteste e afirmou que houve necessidade de remarcar alguns exames por conta do concurso da SAMU. Afirmou que a junta médica só pode prestar 150 atendimentos por mês.



O colega Marcos Paixão solicitou respostas sobre as demais disciplinas em especial CISO que não foi chamado ainda.






A participação dos colegas concursados foi muito grande dentre as denúncias e cobranças estavam à falta de um cronograma de convocação, o descaso com a demora nas convocações, a presença de estagiários em sala de aula.

Gislena professora da rede municipal afirmou que não suporta mais os terceirizados nas escolas. Jacilene (APLB) Afirmou que recebeu a denúncia e foi pessoalmente à escola Sônia Cavalcante e lá constatou professoras contratadas. Ana Beatriz (diretora da rede) afirmou que na escola dela existem 9 vagas reais ocupadas por estagiárias. 

Finalmente Eliezer (após muita pressão) afirmou que assim que sair o resultado do psicoteste vai nomear TODOS os aptos e prometeu que irá chamar TODOS os aprovados ainda na gestão de JH, ou seja, até 31/12/2012.



 VÍDEOS DA AUDIÊNCIA










 

ANÚNCIO DA CONVOCAÇÃO PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

No dia 21/03/2012, dia da audiência pública a prefeitura divulga no site da SEPLAG que serão convocados 347 aprovados no concurso da Secult para exame psicológico

A Prefeitura de Salvador divulgou hoje (21), aviso de convocação para avaliação psicológica, de 347 candidatos aprovados no último concurso público para os cargos de coordenador pedagógico, agente de suporte de copa e cozinha (merendeira) e professor da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult). Os aprovados devem comparecer, portando documentos de identificação, no dia e horários indicados em edital de convocação, disponível na página de concursos da Prefeitura de Salvador, que pode ser acessado através do site da Secretaria Municipal de Planejamento, Tecnologia e Gestão (Seplag) – www.gestaopublica.salvador.ba.gov.br. O local da avaliação será no Instituto de Gestão e Humanização (IGH), que fica na Av. ACM, 3244, Ed. Empresarial Thomé de Souza, sala 1323, Pituba.

Dessa vez foram convocados 82 coordenadores pedagógicos; 177 professores de educação infantil; três professores de artes plásticas; 13 de ciências naturais; dois de dança; 13 professores de educação física; 4 para geografia; 8 de história; 8 professores de língua espanhola; 5 de língua inglesa; 5 de língua portuguesa; 7 professores de matemática; 4 para música e 5 para filosofia. Para agente de copa e cozinha (merendeiras), foram convocados 11 aprovados.

Para consultar o aviso de convocação e demais publicações referentes ao processo seletivo da Secult, o candidato deve acessar a página de concursos hospedada no site da Seplag, e também disponível no Portal do Servidor (www.servidor.salvador.ba.gov.br).
  




MARCADA A PRIMEIRA AUDIÊNCIA PÚBLICA


Com a atuação da comissão, o grupo conseguiu que a Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador marcasse uma audiência pública, para discutir todo o impasse relacionado ao concurso público tendo como tema: "Concurso Público da Secretaria Municipal de Educação: Solucionar o Impasse, Garantir Agilidade e Transparência nas Convocações”,






Convite da Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador



Imediatamente nos mobilizamos nas redes sociais a fim de conclamar os colegas a participarem da audiência e a tornar de conhecimento da imprensa e sociedade.


 



UMA COMISSÃO A FAVOR DA AGILIDADE E TRANSPARÊNCIA NO CONCURSO

Com a urgente necessidade de uma maior organização  para a mobilização em favor das nomeações, nós concursados presentes na rede social Facebook, criamos nossa primeira comissão designada para atuar em favor dos concursados. A mesma foi formada a partir de votação aberta no grupo CONCURSO EDUCAÇÃO SEPLAG/SALVADOR 2010 no Facebook, seguindo a orientação de 5 titulares e 3 suplentes.
Foram indicados os seguintes nomes, com os respectivos votos:

Thiago Dos Santos Molina - (titular 1)
Lua Vidal - (titular 2)
Ivana Góes - (suplente) - por opção)
Caroline Nepomuceno - (titular 3)
Carlinda Moreira - (sem disponibilidade)
Gisele Hohlenwerger - (suplente 2 - por opção)
Priscila Carvalho - (titular 4)
Marcos Paixão - (suplente 3 - por opção)
Gherusa Cunha - (sem disponibilidade)
Priscilla Lima - (titular 5)
Geíza Contreiras - (colaboradora)
Renata Silva – (colaboradora)

A partir dessa votação se formou a primeira comissão para representar os colegas concursados  na luta a favor da agilidade e transparência nas convocações do concurso SEPLAG/SALVADOR EDUCAÇÃO 2010

Relembrando a citação do concursado Marcos Paixão, "é necessário fazer as ações circularem, até como forma de empoderar outras pessoas", essa comissão representará o grupo em reuniões que não podem acolher ao grupo todo, "sob a condição de que todas as outras possam se engajar no apoio".